Financiamento imobiliário: como fazer e quais documentos precisam?

Financiamento imobiliário: como fazer e quais documentos precisam?

O financiamento imobiliário é uma das maneiras mais eficientes e viáveis para quem deseja comprar um imóvel, para investir no setor ou simplesmente ter uma casa própria e se livrar do aluguel.

Mas, como fazer um financiamento imobiliário? Quais são os pré-requisitos e documentos necessários para isso. A seguir, traremos respostas para esses questionamentos. Confira!

Quais são os pré-requisitos gerais para fazer um financiamento imobiliário?


Antes de entender como fazer um financiamento imobiliário, você deve ter em mente quais são os pré-requisitos gerais que devem ser cumpridos.

Para conseguir um financiamento, você precisa:

  • Ter mais de 18 anos completos;

  • Comprovar que recebe renda suficiente para pagar as parcelas do financiamento;

  • Não ter o nome incluído no SPC, Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito;


Tendo esses pré-requisitos, você poderá contratar um financiamento imobiliário.

Como fazer um financiamento imobiliário?


Existem diferentes formas de  fazer um financiamento imobiliário. A mais comum é com o intermédio de bancos e instituições financeiras. Porém, também é possível financiar diretamente com as construtoras e as incorporadoras. Siga lendo e saiba mais!

Financiamento em bancos


A maioria dos bancos privados, assim como os públicos, oferecem linhas de crédito para financiamento imobiliário. 

Nesse caso, os bancos emprestam o dinheiro para que você possa comprar o seu imóvel e, depois, você vai pagando as parcelas.

Uma vantagem de financiar imóveis com bancos é que você pode usar o saldo do seu FGTS como parte de pagamento no financiamento. 

Para usar o FGTS no financiamento, no entanto, existem algumas regras. São elas:

  • Estar empregado sob o regime do FGTS por, no mínimo, 3 anos;

  • Ter um saldo de, no mínimo, 10% do valor do imóvel no FGTS;

  • Estar contratado de uma empresa e trabalhando no momento da compra;

  • Não ter outro financiamento em andamento, tampouco ser proprietário de imóveis no município em que reside ou trabalha.

  • Uso exclusivo para fim residencial, não podendo financiar terrenos nem sala comercial.



Financiamento imobiliário com as construtoras


Outra forma de fazer o financiamento imobiliário é diretamente com as construtoras ou incorporadoras que respondem pelos imóveis.

Uma vantagem é a possibilidade de financiar o imóvel ainda na planta.

Outro benefício é o parcelamento especial, concebido diretamente com a construtora, durante o período em que o empreendimento está sendo construído.

Além disso, ao financiar com construtoras e incorporadoras há menos burocracia e mais flexibilidade. 

Quais são os documentos básicos para fazer um financiamento?


Os documentos necessários para fazer um financiamento imobiliário variam, de acordo com cada instituição financeira e construtora.

Em um primeiro momento, são exigidos o RG, o CPF, um comprovante de residência, um comprovante de renda, a certidão de nascimento ou casamento e o extrato do FGTS do solicitante.

Para cada construtora ou incorporadora, pode variar a solicitação de documentos para compra do imóvel, mas na maioria são solicitados alguns documentos básicos como: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento ou declaração de união estável. Algumas construtoras/incorporadoras podem pedir apresentação de comprovação de renda, outras não.

Para todos os bancos, são necessários os mesmos documentos citados acima, e mais a comprovação de renda, sendo dos 3 últimos meses para assalariados ou Declaração de Imposto de Renda do último exercício, pró labore, para autônomos.

Conseguiu entender mais sobre o financiamento imobiliário? Sem dúvida, essa é uma das formas mais eficientes para você conquistar o seu imóvel dos sonhos.

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!

 

Copyright © - Todos os direitos reservados.